terça-feira, 21 de abril de 2015

Capitão da reserva da Polícia Militar é baleado em Brazlândia. Falta de convênio atrasa remoção colocando em risco a vida do paciente




Depois de uma tentativa frustrada de assalto por dois homens armados, o capitão da reserva da PMDF, Francisco Pereira da Silva, foi baleado com dois disparos no abdômen ontem em Brazlândia.

O capitão estava na companhia de sua esposa próximo ao restaurante comunitário na quadra 36 por volta de 20:30 horas quando dois elementos os abordaram e anunciaram o assalto tentando levar seu veículo, um Golf.

Francisco reagiu e houve troca de tiros. Dos cinco disparos, dois atingiram o oficial. Ele foi socorrido ao Hospital Regional de Brazlândia. O paciente não corria risco de morte.

Um MENOR de 16 anos foi apreendido suspeito de envolvimento na ação criminosa. Ele foi levado à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). Militares da Rondas Ostensivas Táticas Móveis (Rotam) e do Batalhão de Cães da PM (BPCães) também estão envolvidos na ocorrência.

Dificuldade na remoção do capitão por falta de convênio

Mesmo recebendo os primeiros socorros pelo CBMDF e conduzido ao Hospital Regional de Brazlândia, familiares da vítima estão revoltados com o descaso das autoridades da Polícia Militar que não se empenharam em proporcionar a transferência do capitão a um dos hospitais credenciados.

Em contato com familiares, o blog apurou que ainda na noite de ontem a vítima fora removida ao Hospital de Base, porém, retornou ao HRB e até as 13:00 horas de hoje (18) o capitão aguardava remoção no box de emergência do HRB para o Hospital Santa Helena.

O que causou mais revolta ainda, segundo dona Judilene Silva, esposa do capitão, é que o Hospital de Base é muito mais equipado para esses tipos de atendimento e eles não conseguiram entender o porquê do retorno do paciente a um hospital mais limitado. “Ele foi lá só fazer uma tomografia e voltou com as balas alojadas no corpo. Se os convênios estivessem ativos poderíamos ter removido ele direto para o Hospital Santa Helena, pois só nós sabemos o quanto vale a vida de um parente”, disse a esposa.

Por outro lado, a dificuldade em transferir o paciente a um dos hospitais credenciados com a PMDF e a suspensão dos convênios com os mesmos acabou por colocar em risco a vida do capitão.

Grupos das redes sociais WhatSaap se mobilizaram para conseguir a remoção da vítima e através da CABE SOCIAL conseguiram uma UTI MÓVEL, enquanto outros se mobilizavam tentando a vaga na UTI do Santa Helena. Ao contrário do que afirmou o Portal G1 da Globo, agora há pouco (14:00 hs) é que recebemos a informação diretamente da esposa do capitão de que uma aeronave do CBMDF havia sido disponibilizada e fez a remoção com a consequente vaga para a UTI do Hospital Santa Helena.

O que estamos observando é que o governo está brincando com a instituição, seus integrantes e familiares e isso é muito perigoso. A suspensão dos convênios e o consequente contingenciamento de mais de 70 milhões de reais da Polícia Militar para cumprir o Decreto Distrital do governador Rodrigo Rolemberg de contenção de gastos em breve estará custando a vida de muitos policiais e dependentes.

Não se brinca com saúde e muito menos com a família policial militar. Será que o governador ainda não percebeu que está direcionando suas ações para um caminho sem volta? Agnelo agiu assim e os resultados estão aí. Policiais ouvidos pelo blog nos diversos batalhões que integram a PMDF já clamam pela volta da Operação Tartaruga que tanto prejuízo causou ao governo passado e a população. O que eles exigem é respeito e valorização, somente isso!

O blog, que na sua imparcialidade se transformou num dos espaços mais acessados e creditados do DF, repudia veementemente tais atitudes e concita ao governo e aos gestores públicos responsáveis pela administração dessa valorosa corporação uma completa revisão das prioridades da mesma, aí incluindo a mão de obra humana. Já é passado a hora, após 100 dias de governo, de se tomar atitudes concretas diante dos casos que têm sido mídia nesses últimos dias relacionados à Saúde da Família Policial Militar.

Volto a repetir: Governador, respeite a PMDF, seus integrantes e seus familiares!

Desejamos ao capitão Francisco Silva o pleno restabelecimento de sua saúde e nos colocamos a inteira disposição da família para o que precisarem.

Da Redação,

Fonte: Blog TEN Poliglota

Nenhum comentário:

Postar um comentário